Saúde Mental e Suicídio – Uma análise sobre os estudantes da UnB

Setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Não é novidade, principalmente para os universitários, que o ambiente acadêmico e as demandas da faculdade geram muito estresse e podem causar problemas sérios no que diz respeito à saúde psicológica no geral. Pensando nessa realidade, a ESTAT Consultoria Estatística realizou em 2019 uma pesquisa sobre a saúde mental dos estudantes da Universidade de Brasília, mais especificamente no campus Darcy Ribeiro. Foram mais de 2 mil estudantes entrevistados em locais estratégicos que seguiam um plano amostral que garantisse a aleatoriedade da coleta, avaliado-os por perguntas de perfil como idade, sexo, se é LGBT+ e afins, como também perguntas diretamente relacionadas com o bem-estar psicológico dos estudantes.

Dentre as perguntas realizadas, um exemplo foi “Você conhece alguém da UnB que cometeu ou tentou cometer suicídio?”, uma pergunta importante, tendo em vista que o suicídio não afeta somente familiares, mas também amigos, colegas e conhecidos. Uma pesquisa realizada em 2018 por pesquisadores da Universidade de Kentucky¹ mostrou que cada caso de suicídio resultou em 135 pessoas expostas, isto é, que conheciam a vítima, revelando o elevado grau de reverberação causado por um único caso.

A pesquisa realizada pela ESTAT obteve resultados muito preocupantes com relação à saúde mental. Com relação à essa pergunta, foi estimado que entre 43% e 48% dos alunos conhecem alguém da UnB que cometeu ou tentou cometer suicídio. Embora não seja maioria, é extremamente alarmante o fato de que quase metade dos estudantes conhece alguém que se enquadra nessa situação, levando mais ainda à tona a necessidade de se entender outros aspectos que envolvem a saúde mental dos universitários diante de tanta exposição a tentativas e atos na comunidade.

Gráfico que apresenta os resultados obtidos em porcentagem, junto dos intervalos de estimação para a população

 

Todas as análises realizadas sobre a saúde mental dos estudantes da UnB estão presentes na nossa revista, que já está disponível em seu Volume 1: Uma análise geral e segundo sexo, idade, raça e LGBT+ e em também no Volume 2: Uma análise segundo renda familiar, curso, semestre na UnB, IRA e se o estudante trabalha ou estagia. Você pode adquiri-los gratuitamente em sua versão digital, também sendo possível adquirir o livreto impresso abaixo do preço de custo em nossa sede, custando metade do valor para estudantes (sujeito a comprovação). Lembrando que, como toda Empresa Júnior, a ESTAT possui fins educacionais e não lucrativos. Comprando a revista, você estará nos ajudando a cobrir os custos desta pesquisa e apoiando novas iniciativas em prol da comunidade!

Caso você queira adquirir o livreto impresso, entre em contato conosco ou compareça em nossa sede, que se encontra no Prédio CIC/EST da UnB (você pode conferir mais precisamente a localização clicando aqui).

¹ “How Many People Are Exposed to Suicide?” https://onlinelibrary.wiley.com. Acessado em 18 ago. 2019.
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *